EXPOSIÇÃO: 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2013)

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tem o objetivo de mobilizar a população de todo o território nacional, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciências e Tecnologia.

No município de Itaguaí, a 10ª edição do evento aconteceu entre os dias 21 e 27 de setembro de 2013 no Parque Municipal da cidade, mobilizando não só alunos e professores, como também todos os profissionais e entidades educacionais.


Segue abaixo detalhes dos trabalhos realizados por meus alunos da turma EJA etapas III e IV do ensino fundamental com a colaboração especial da professora de artes Maria Rozinete Moreira, da nossa coordenadora de curso Marcia Boeker, da Subdiretora Anne Mazza, da Escola Carmem Menezes Direito, situada no município de Itaguaí, região metropolitana do estado do Rio de Janeiro.

Tema: A CÉLULA EM MACRO E MICRO

> Representação de uma célula vegetal em maquete, exibindo em escala macroscópica todos os seus componentes e estruturas;
> Demonstração das diferenças estruturais entre as células animal e vegetal por meio de cartazes confeccionados em pintura em tecido;
> Exibição de amostras celulares e de tecidos orgânicos, de diferentes espécies, por meio de microscópio óptico, demonstrando as variedades morfológicas celulares e da composição de tecidos orgânicos.

Justificativa

O interesse comum expressado pelos alunos acerca da manutenção da saúde estimulou a necessidade de compreender melhor o funcionamento do próprio corpo. As afinidades variaram, porém muitos alunos desconheciam ou poucos identificaram a célula como protagonista das inúmeras ações metabólicas – aquelas responsáveis pelo funcionamento do corpo de qualquer espécie viva, como, por exemplo, as de nutrição e as de respiração.

Objetivos

> Identificar a célula como a unidade básica funcional constituinte de todos os seres vivos;
> Observar que a celular é composta por pequenas estruturas individualizadas;
> Entender as funções de cada estrutura constituinte de uma célula;
> Correlacionar as funções das estruturas celulares às dos órgãos do corpo humano;
> Compreender que a saúde do corpo depende da coordenação e do bom desempenho das inúmeras ações exercidas pelas estruturas que compõem uma célula;
Concluir que a célula é uma estrutura que representa em uma escala menor o próprio organismo do qual faz parte.

Conteúdos Curriculares

Características gerais dos seres vivos;
Histologia animal;
Biologia celular e molecular;
Alimentação e saúde.

Metodologia

1. Aula teórica sobre a história da célula, abordando contribuições nas áreas da ciência, da saúde e da sociedade;
2. Exibição de amostras celulares e de tecidos orgânicos, de diferentes espécies, por meio de microscópio óptico, enfatizando a importância do uso de recursos tecnológicos à pesquisa e comprovações científicas, assim, como na demonstração de variedades morfológicas celulares e na composição de tecidos orgânicos;
3. Discussão mediante a exibição de vídeo documentário “Eu, Humano” (Portal g1.globo.com), com o intuito de expandir o conhecimento sobre as inúmeras funções corporais;
4. Pesquisa sobre as diferentes estruturas constituintes de uma célula, enfatizando suas funções e composição bioquímica;
5. Discussão acerca das conclusões da pesquisa, proposta anteriormente, objetivando a análise e a síntese dos conceitos correlacionados ao metabolismo celular cooperativo das diferentes estruturas constituintes;
6. Construção de maquete representativa de uma célula, exibindo em escala macroscópica todos os seus componentes e estruturas;
7.  Confecção de cartazes em pintura em tecido, exibindo as diferenças estruturais entre as células animal e vegetal;
8. Estudo dirigido por meio da reexibição do vídeo documentário “Eu, Humano” (Portal g1.globo.com), objetivando correlacionar as diferentes funções das estruturas celulares àquelas realizadas pelos órgãos do corpo humano;
9. Montagem de cartazes com ilustrações que representavam tais correlações funcionais apuradas a partir do estudo dirigido proposto anteriormente;
10. Pesquisa acerca de hábitos consideráveis saudáveis e prejudiciais à saúde, assim como aqueles que influenciam no ganho e perda de peso, no envelhecimento e na incidência do diabetes;
11. Discussão mediada por meio da exibição de vídeos sobre Obesidade e a doença Diabetes (Site drauziovarella.com.br), objetivando conceituar e justificar sua incidência e possíveis correlações;
12. Debate baseado nos hábitos apurados na pesquisa e na exibição dos vídeos, propostos anteriormente, a fim de associá-los às vantagens e desvantagens, ou a quaisquer interferências nas ações metabólicas observadas nas células do corpo humano e, consequentemente, nas manifestações das doenças.

Avaliação

Os alunos compreenderam que o nosso corpo é formado por estruturas microscópicas conhecidas por células, as quais são responsáveis pelo funcionamento do organismo. Eles perceberam que a célula necessita de diferentes estruturas, ainda menores, para realizar funções, de forma individualizada, as quais convergem em um conjunto de ações necessárias para a manutenção de um corpo. Por fim, os alunos concluíram que cada célula trata-se de uma unidade do nosso corpo, e, assim, como os órgãos, cada estrutura celular depende de hábitos saudáveis para a manutenção da saúde do organismo como um todo.

A avaliação do progresso dos alunos decorreu de forma contínua e contemplou todas as ações coordenadas que propiciaram a construção e reconstrução do objeto de conhecimento, de diferentes conteúdos, por meio de processos individuais e em grupos, viabilizados por tarefas em classe e extraclasse, obedecendo aos diferentes critérios e instrumentos a seguir:

Verificação dos resultados das pesquisas em classe e extraclasse, individuais e em grupos, o grau de interpretação e de conclusão dos estudos dirigidos, a apresentação, a coesão e a coerência dos textos, dos cartazes e das maquetes;
> Valorização da exposição oral das análises e das ideias identificadas nos experimentos, nas demonstrações e nas observações, como também nas apresentações de opiniões dos assuntos abordados nas exibições de vídeos, quanto na participação nos debates e discussões de temas e assuntos relevantes;
Apuração dos níveis de participação e de envolvimento nas atividades, como também o grau de interatividade e de cooperatividade entre os alunos, os grupos e o professor.

Autoavaliação

A valorização da autonomia dos alunos, o respeito às diferentes opiniões e o constante incentivo à autoconfiança do educando contribuíram na objetividade e no alcance de melhores desempenhos nas atividades. Foco nos resultados foi essencial para atingir os objetivos traçados. Percebi constantemente a necessidade de flexibilidade nas propostas didáticas, o que me rendeu expandir minhas habilidades como educador.


Apresentação

Imagens Inspiradoras








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