A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tem o objetivo de mobilizar a população de todo o território nacional, em especial
crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciências e Tecnologia.
No município de Itaguaí, a 10ª edição do evento aconteceu
entre os dias 21 e 27 de setembro de 2013 no Parque Municipal da cidade, mobilizando não só alunos e
professores, como também todos os profissionais e entidades educacionais.
Segue abaixo detalhes dos trabalhos realizados por meus alunos da turma EJA etapas III e IV do ensino fundamental com a colaboração especial da professora de artes Maria Rozinete Moreira, da nossa coordenadora de curso Marcia Boeker, da Subdiretora Anne Mazza, da Escola Carmem Menezes Direito, situada no município de Itaguaí, região metropolitana do estado do Rio de Janeiro.
Tema: A
CÉLULA EM MACRO E MICRO
> Representação de
uma célula vegetal em maquete, exibindo em escala macroscópica todos os seus
componentes e estruturas;
> Demonstração das
diferenças estruturais entre as células animal e vegetal por meio de cartazes confeccionados
em pintura em tecido;
> Exibição de
amostras celulares e de tecidos orgânicos, de diferentes espécies, por meio de
microscópio óptico, demonstrando as variedades morfológicas celulares e da
composição de tecidos orgânicos.
Justificativa
O interesse comum expressado pelos alunos acerca da
manutenção da saúde estimulou a necessidade de compreender melhor o
funcionamento do próprio corpo. As afinidades variaram, porém muitos alunos
desconheciam ou poucos identificaram a célula como protagonista das inúmeras
ações metabólicas – aquelas responsáveis pelo funcionamento do corpo de
qualquer espécie viva, como, por exemplo, as de nutrição e as de respiração.
Objetivos
> Identificar a
célula como a unidade básica funcional constituinte de todos os seres vivos;
> Observar que a
celular é composta por pequenas estruturas individualizadas;
> Entender as
funções de cada estrutura constituinte de uma célula;
> Correlacionar as
funções das estruturas celulares às dos órgãos do corpo humano;
> Compreender que a
saúde do corpo depende da coordenação e do bom desempenho das inúmeras ações
exercidas pelas estruturas que compõem uma célula;
> Concluir que a célula é uma estrutura que
representa em uma escala menor o próprio organismo do qual faz parte.
Conteúdos
Curriculares
> Características
gerais dos seres vivos;
> Histologia
animal;
> Biologia celular
e molecular;
> Alimentação e
saúde.
Metodologia
1. Aula teórica
sobre a história da célula, abordando contribuições nas áreas da ciência, da
saúde e da sociedade;
2. Exibição de
amostras celulares e de tecidos orgânicos, de diferentes espécies, por meio de
microscópio óptico, enfatizando a importância do uso de recursos tecnológicos à
pesquisa e comprovações científicas, assim, como na demonstração de variedades
morfológicas celulares e na composição de tecidos orgânicos;
3. Discussão
mediante a exibição de vídeo documentário “Eu, Humano” (Portal g1.globo.com),
com o intuito de expandir o conhecimento sobre as inúmeras funções corporais;
4. Pesquisa
sobre as diferentes estruturas constituintes de uma célula, enfatizando suas
funções e composição bioquímica;
5. Discussão
acerca das conclusões da pesquisa, proposta anteriormente, objetivando a
análise e a síntese dos conceitos correlacionados ao metabolismo celular
cooperativo das diferentes estruturas constituintes;
6. Construção de
maquete representativa de uma célula, exibindo em escala macroscópica todos os
seus componentes e estruturas;
7. Confecção de
cartazes em pintura em tecido, exibindo as diferenças estruturais entre as
células animal e vegetal;
8. Estudo
dirigido por meio da reexibição do vídeo documentário “Eu, Humano” (Portal
g1.globo.com), objetivando correlacionar as diferentes funções das estruturas
celulares àquelas realizadas pelos órgãos do corpo humano;
9. Montagem de
cartazes com ilustrações que representavam tais correlações funcionais apuradas
a partir do estudo dirigido proposto anteriormente;
10. Pesquisa
acerca de hábitos consideráveis saudáveis e prejudiciais à saúde, assim como
aqueles que influenciam no ganho e perda de peso, no envelhecimento e na
incidência do diabetes;
11. Discussão
mediada por meio da exibição de vídeos sobre Obesidade e a doença Diabetes
(Site drauziovarella.com.br), objetivando conceituar e justificar sua incidência
e possíveis correlações;
12. Debate
baseado nos hábitos apurados na pesquisa e na exibição dos vídeos, propostos
anteriormente, a fim de associá-los às vantagens e desvantagens, ou a quaisquer
interferências nas ações metabólicas observadas nas células do corpo humano e,
consequentemente, nas manifestações das doenças.
Avaliação
Os alunos compreenderam que o nosso corpo é formado
por estruturas microscópicas conhecidas por células, as quais são responsáveis
pelo funcionamento do organismo. Eles perceberam que a célula necessita de
diferentes estruturas, ainda menores, para realizar funções, de forma
individualizada, as quais convergem em um conjunto de ações necessárias para a
manutenção de um corpo. Por fim, os alunos concluíram que cada célula trata-se
de uma unidade do nosso corpo, e, assim, como os órgãos, cada estrutura celular
depende de hábitos saudáveis para a manutenção da saúde do organismo como um
todo.
A avaliação do progresso dos alunos decorreu de forma
contínua e contemplou todas as ações coordenadas que propiciaram a construção e
reconstrução do objeto de conhecimento, de diferentes conteúdos, por meio de
processos individuais e em grupos, viabilizados por tarefas em classe e
extraclasse, obedecendo aos diferentes critérios e instrumentos a seguir:
> Verificação dos
resultados das pesquisas em classe e extraclasse, individuais e em grupos, o
grau de interpretação e de conclusão dos estudos dirigidos, a apresentação, a
coesão e a coerência dos textos, dos cartazes e das maquetes;
> Valorização da
exposição oral das análises e das ideias identificadas nos experimentos, nas
demonstrações e nas observações, como também nas apresentações de opiniões dos
assuntos abordados nas exibições de vídeos, quanto na participação nos debates
e discussões de temas e assuntos relevantes;
> Apuração dos
níveis de participação e de envolvimento nas atividades, como também o grau de
interatividade e de cooperatividade entre os alunos, os grupos e o professor.
Autoavaliação
A valorização da autonomia dos alunos, o respeito às
diferentes opiniões e o constante incentivo à autoconfiança do educando
contribuíram na objetividade e no alcance de melhores desempenhos nas
atividades. Foco nos resultados foi essencial para atingir os objetivos
traçados. Percebi constantemente a necessidade de flexibilidade nas propostas
didáticas, o que me rendeu expandir minhas habilidades como educador.
Apresentação
Imagens Inspiradoras