Sobre

Olá, tudo bem?

Entre erros e acertos, o cotidiano de um professor de ciências biológicas.
Práticas, projetos, artigos, curiosidades...

Biologia Paralela – O Projeto Inicial
A ideia tratava-se de apenas manter uma página onde eu pudesse publicar artigos científicos que auxiliassem o educando na compreensão de assuntos acerca da Biologia. Pois é bem verdade que “não são as respostas que movem o mundo... são as perguntas” – ideia divulgada pelo Canal Futura. Daí nasceu o blog Biologia Paralela no ano de 2011. 

O projeto inicial cresceu! Tomou novas formas, novos rumos... Tanto que, atualmente, além de continuar publicando artigos, eu também compartilho minhas experiências no trabalho docente, seja na sala de aula, em palestras, feiras... Por quê? É que “de nada vale o conhecimento se não é compartilhado” - ideia de Waldez Ludwig. Decidi que deveria concentrá-los em um só lugar. Por isso criei este blog pessoal, que funciona como um portfólio. 

Sobre o Professor
Michael Amorim Rocha Especialista em educação profissional técnica, graduado em Ciências Biológicas, escrevo para sites voltados à educação a distância e à divulgação de práticas pedagógicas. Técnico em Informática, prossigo como designer instrucional, utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TICs) na criação e confecção de materiais didáticos textuais, audiovisuais, experimentais e artísticos. Atuante no trabalho docente, leciono em escolas da rede pública e privada, no ensino profissionalizante e preparatório para vestibulares, escolas técnicas, militares e demais concursos. Ministro palestras e oficinas de apoio didático, educação sanitária e treinamentos.

Sou apaixonado por Biologia e lecionar é mais que uma satisfação! Por acreditar em que cada um aprende de um jeito, desafio-me constantemente a me reinventar como ‘facilitador do saber’, (re)criando aulas e produzindo materiais didáticos de apoio, a fim de encurtar o caminho entre o ensinar e o aprender. Pois, de fato, "é preferível a crítica para ser salvo do que naufragar à espera de um elogio" – frase adaptada de Norman Vincent Peale.

Definitivamente, me conscientizo de que ninguém nasce sabendo ou é dono do saber, muito menos é perfeito! Porém entre erros e acertos, doações e trocas, eu percebo me tornar melhor naquilo que faço. Pois a ideia é ser o melhor de mim, e não melhor que os outros. Creio em que “a diferença entre o vencedor e o perdedor não é a força nem o conhecimento, mas, sim, a vontade de vencer” – frase de Vincent Thomas Lombardi.

Sigo inspirado pelo estudo do ‘Ser’, fascinado pelas ciências psíquicas e guiado pela filosofia holística.